lu-lunielu-lunie.tumblr.com

aqui é blog mano
Tags ()

    0

    0

    Não sabe como criar um blog? Não é difícil de aprender.

    Tem muita gente ganhando dinheiro pela internet ao gerar conteúdo, mas é claro que só os melhores se destacam.

    E quando falo em “gente”, não me refiro somente a iniciativas individuais. Um dos grandes destaques do momento são os blogs corporativos, oferecidos por empresas que descobriram no meio online uma receita de sucesso.

    A boa notícia é que você se juntar a elas, ainda que comece do zero. Mas é bom começar logo, ok?

    Há muito a saber sobre como fazer um blog e este guia reúne tudo o que você precisa, sem complicação.
    Passo a passo, você vai entender como, onde e o que fazer, partindo do básico.

    Em um segundo momento, vai dar um upgrade e aprender como criar um blog profissional. Aí sim, chega a hora de ganhar dinheiro, o que começa com ganhos em acessos e visibilidade.

    Não é um caminho fácil, mas é viável.

    E você quer estar entre os melhores, não quer?

    Por Que Você Precisa Criar um Blog

    Um blog não é simplesmente um site, tampouco qualquer webpage (página na internet) pode ser chamada assim.

    Esses conceitos e nomes estrangeiros por vezes causam alguma confusão. Então, como prometi ser prático, vou tratar de descomplicar.

    Um blog é conteúdo útil e relevante oferecido ao internauta sobre um tema específico e que pode utilizar recursos de texto, áudio, imagem e vídeo.

    Se uma empresa atua na área de decoração, por exemplo, ela pode ter um site onde se apresenta, fala de seus serviços e disponibiliza canais de contato.

    Já se tiver um blog, que pode estar vinculado ao site, ela usará esse espaço para artigos (também chamados de posts) com dicas sobre decoração, como cores, materiais, harmonização, etc.

    Conseguiu perceber a diferença?

    Um site terá descrições e serviços; um blog, informação e opinião.

    Basicamente, um blog agrega mais ao visitante do que um site, embora ambos tenham uma importante função a cumprir na estratégia corporativa.

    Por tudo isso, já não basta mais a uma empresa que deseja conquistar o mercado ter um site. Ela precisa de um blog. E se não tem nenhum dos dois, então, está perdida no tempo e caminha para o ostracismo. A exclusão digital é imperdoável.

    Vamos combinar que não há nada que justifique correr tal risco.

    É tão fácil criar um blog que se torna impossível estabelecer com mínima precisão quantos deles existem em todo o mundo. Quem se arriscou na previsão estima algo entre 130 e 200 milhões de blogs ativos.

    Neste ano, o estudoState of the Blogging Industry 2017, da Convertkit, listou os assuntos que mais rendem blogs. E o top 10 ficou assim:

    1. Desenvolvimento pessoal e autoajuda
    2. Empreendedorismo
    3. Pequenos negócios
    4. Negócios on-line
    5. Produtividade
    6. Marketing
    7. Estilo de vida
    8. Tecnologia
    9. Vida profissional e carreira
    10. Faça você mesmo

    Perceba que a veia empreendedora desperta grande interesse na rede, tanto com blogs que falam diretamente do tema, como aqueles que abordam assuntos relacionados, como produtividade, marketing e tecnologia.

    Não por acaso, as grandes empresas identificaram aí mais que uma oportunidade, mas uma necessidade de marcar presença.

    Hoje, ter um blog não é exatamente uma estratégia para se diferenciar da concorrência, mas uma exigência para não ficar atrás dela.

    E isso está relacionado tanto à força da marca quanto ao seu faturamento. Afinal, tem muito dinheiro rolando nesse mercado.

    Eu poderia listar inúmeros exemplos e estatísticas que comprovam isso, mas ao falar um pouco sobre os benefícios de se ter um blog, quero me ater a um trecho do livro Marketing e comunicação na era digital – Fale diretamente com o cliente! (Editora Évora), o mais recente do palestrante e estrategista americano David Meerman Scott.

    QUER SABER MAIS? CLIQUE AQUI

    Neste tutorial iremos explicar como montar um blog e adicionar todas as ferramentas essenciais ao seu funcionamento (desde contadores de visitas, formulários de contacto, barras de procura,etc.). No final, ainda lhe explicamos como ganhar dinheiro com o seu Blog.

    Como montar um Blog

    Em primeiro lugar, será necessário criar o seu blog. Para isso, você poderá utilizar o Blogger / Blogspot (atualmente o melhor serviço para criação de Blogs). A criação do Blog é bastante simples, no entanto, se você possui dúvidas consulte o seguinte tutorial: Como criar um blog no Blogger.

    Personalizar o seu Blog

    Após criar o seu blog, deverá definir qual será o visual da sua página. Poderá optar por fazer o download de templates para o seu Blog ou criar o seu próprio template. Veja como fazer aqui:

    Em seguida, poderá começar a postar o seu conteúdo, acedendo ao Painel de Controlo do seu blog e selecionando “Nova Mensagem”. Poderá inserir fotos, vídeos do YouTube ou simplesmente texto. A edição do seu texto é bastante simples (o “interface” é muito semelhante ao Word).

    Contador de Visitas

    Um contador de visitas é essencial para controlar a evolução do seu Blog. O Montar um Blog aconselha o Google Analytics, este serviço fornece várias informações essenciais das suas páginas. Veja como inserir o Google Analytics aqui: Tutorial Google Analytics.

    Formulário de Contacto para Blog

    Manter o contacto com os seus leitores é igualmente essencial. Para inserir um formulário de contacto poderá utilizar o Wufoo (novamente gratuito). Para isso, consulte o seguinte artigo: Criar um Formulário de Contacto para Blog.

    Existem outras formas de manter o contacto com os seus visitantes, por exemplo:

    Barra de pesquisa

    Adicione uma barra de pesquisa no seu blog, para que o seu leitor possa encontrar o conteúdo pretendido facilmente. Para isso, realize os procedimentos do seguinte artigo: Barra de Pesquisa no Blogger

    Como ganhar dinheiro?

    É um tema bastante procurado por todos os blogueiros. Ganhar dinheiro com um blog é bastante simples, mas requer paciência. Veja como ganhar dinheiro com o seu blog aqui: Como ganhar dinheiro com o Blog (Melhores afiliados).

    Divulgar o blog

    A divulgação é essencial para aumentar o tráfego do seu blog. Em primeiro lugar, deve apostar na criação de um Feed. A criação de feeds é simples e gratuita. Veja como Criar um Feed com o FeedBurner.

    Para obter mais dicas de divulgação, consulte o seguinte artigo: Como divulgar o meu Blog gratuitamente.

    Ferramentas gratuitas para o seu Blog

    QUER SABER MAIS ? CLIQUE AQUI

    1. Escolha a sua plataforma de hospedagem

    Existem algumas opções de plataformas para você hospedar o endereço do seu blog. Nesse cenário são três as que se destacam: WordPress, Blogger e Wix. As três plataformas oferecem hospedagem gratuita e oferecem templates e layouts adequados para vários objetivos e áreas de atuação.

    Na hora de optar pela plataforma de hospedagem, busque por aquela que ofereça um bom suporte e tenha bons plugins adicionai. Também, fique de olho no valor desses plugins – eles serão importantes para o seu blog e devem caber no seu bolso.

    Dica da Amura: para saber como montar um blog, apesar das três plataformas terem suas particularidades e vantagens, a que ganha mais destaque atual é a WordPress. Grande parte dos blogs são feitos nessa plataforma e, assim, ela sai na frente em relação às outras. Afinal, recebe plugins novos e atualizações constantes. Ainda, o WordPress oferece um sistema open source, fundamental para quem deseja contar com sites mais profissionais.

    2. Defina o domínio do seu blog

    Além da plataforma, antes de pensar em como montar um blog você deve ter um bom domínio. Ele deve ser facilmente memorizado pelo público – e, é claro, relacionado ao nome da sua marca. Para fazer isso, você deve acessar um registrador de domínios. Então, verifique se o endereço desejado está disponível. Assim, basta se cadastrar e informar o DNS do seu servidor.

    Então, compre o domínio e pronto: a primeira parte já está feita. Porém, esse é só o início da sua jornada para aprender como montar um blog.

    3. Saiba quais são os objetivos e o público do seu blog

    Para o seu blog funcionar como deve é imprescindível que você tenha esses dois fatores bem definidos: o objetivo e o público. Assim sendo, algumas questões que devem ser respondidas nesse momento são:

    • O que levou você a criar um blog para a sua marca?
    • Você busca fidelizar os clientes antigos ou chamar a atenção de um público novo?
    • Quem produzirá o conteúdo do seu blog?
    • Seu conteúdo será apenas em texto? Terá imagens, vídeos e materiais de outros formatos?
    • Qual a sua meta de acessos em um mês?

    Essas perguntas e respostas são importantes para traçar uma estratégia de marketing digital. Afinal, é por meio dessas soluções que você poderá saber exatamente o que produzir, para quem produzir e como produzir.

    Dica da Amura: seja qual for o seu público e objetivo com o blog, é fundamental garantir que o material ali publicado seja inédito e relevante. A sua meta é aumentar as visitas. Para isso, deve oferecer conteúdos que engajem, eduquem e realmente acrescentem algo aos seus visitantes.

    4. Faça um planejamento de postagens

    Para conquistar a confiança do seu público – e do Google – é preciso ter um bom planejamento. Isso significa: frequência, relevância, tamanho e consistência nas postagens.

    Se você se comprometer a postar uma vez por semana, é preciso que essa promessa seja cumprida. Se uma vez por mês o seu objetivo é oferecer um material rico – ebook, vídeo aula, podcast, infográfico, entre outros, – então faça isso.

    A sua confiança e credibilidade por meio do seu blog será construída com o passar do tempo e, para isso, é fundamental ser consistente e cumprir suas promessas.

    – Veja também: O que é Inteligência de Conteúdo? Oriente seu conteúdo de forma inteligente com dados

    5. Integre o seu blog com outros canais e faça uma divulgação eficiente

    Além das buscas pelo Google, você também deve investir em boas ações de divulgação para o seu blog. Assim sendo, integre-o às suas redes sociais e faça parcerias interessantes com outros profissionais do mercado. Lembre-se sempre que o objetivo é oferecer um material relevante para o público. Dessa forma, foque em encontrar as melhores soluções para os visitantes.

    Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube podem ser bons canais para você divulgar e convidar os visitantes a conhecerem o seu site. Também, as redes permitem que você patrocine postagens – o que fará com que o alcance delas seja maior.

    Para acertar em cheio nas estratégias de divulgação é importante fazer um extenso trabalho de pesquisa. Assim, você saberá:

    • Qual o tipo de postagem mais engajador para cada rede;
    • Qual a melhor frequência de postagem;
    • Quais os melhores parceiros para cada canal, entre outros.

    Porém, tenha em mente que as redes sociais são gratuitas, ou seja: são excelentes plataformas para você fazer testes. Assim, poderá descobrir na prática o que efetivamente funciona para a sua marca.

    – Complemente a leitura com: Aprenda a fazer marketing nas redes sociais e melhore seus 


    QUER SABER MAIS? CLIQUE AQUI